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DOW Química

Como a Dow Química transformou a experiência do seu marketplace B2B com a VTEX

Focada em expandir sua participação no mercado brasileiro, a companhia líder global de ciência dos materiais inova com o lançamento de um marketplace B2B focado em digitalizar a cadeia de suprimentos.

A Híbrido entrou nessa jornada com o objetivo de trazer estratégia, performance e ajudar na escolha da nova plataforma. A Híbrido entrou nessa jornada com o objetivo de trazer estratégia, performance e ajudar na escolha da nova plataforma.


Serviços Implantação VTEX.IO, Tecnologia, UX/UI Design

Segmento B2B

Plataforma VTEX.IO


Implementação

3 meses

Otimização

SEO, visibilidade

Marketplace B2B consolidado

onestop-shop

Desafio

A Dow Química, gigante da indústria química global, atua no Brasil com a venda de insumos termoplásticos e químicos de alta qualidade através de uma de suas unidades de negócio. Atenta à evolução da operação de ecommerce, a empresa identificou uma oportunidade de posicionamento no mercado usando canais digitais para atingir novos públicos e expandir o fornecimento de matérias-primas a pequenos e médios transformadores em parceria com seus distribuidores. A empresa que já atua no digital com o marketplace B2B Daimo desde 2022 viu a necessidade de otimizar a experiência para o seller e para o comprador na mesma plataforma.

A empresa enfrentava obstáculos significativos na escalabilidade e usabilidade do marketplace, afetando diretamente a performance do seller e a experiência de compra. Entre os principais desafios estavam:

  • complexidade da apresentação de produtos;
  • falta de autonomia do seller na atualização de portfólio;
  • dificuldade de adicionar formas variadas de pagamento;
  • problemas com indexação do site em mecanismos de busca.

Solução

Com o nosso apoio estratégico, a Dow Química escolheu a VTEX para ampliar sua atuação no mercado online de resinas plásticas no Brasil e iniciar uma nova fase do marketplace Daimo. A Dow reconheceu que a plataforma oferece a oportunidade de humanizar e tornar a experiência de compra e venda de insumos plásticos mais fluida e completa. Para concretizar o projeto, fomos selecionados como o parceiro estratégico devido ao nosso vasto conhecimento na criação de soluções customizadas com a plataforma VTEX e no mercado B2B.O ponto-chave da construção do novo marketplace B2B era tornar o acesso aos produtos mais simplificado para facilitar a busca de SKUs com alta especificidade técnica e, dessa forma, atingir um leque maior de clientes de tamanhos variados. Para isso, a Dow Química optou por desenvolver um site com funcionalidades como:

  • Reorganização para acessibilidade: utilizando boas práticas de UX (User Experience) e design, o primeiro passo foi a reorganização de todo o conteúdo do site, com uma nova árvore de categoria e simplificação da nomenclatura técnica dos produtos;
  • VTEX Intelligent Search: a busca inteligente foi ferramenta essencial para ajudar o cliente a encontrar os produtos que deseja de forma mais eficaz, utilizando termos simplificados;
  • Vitrines personalizadas: além da simplificação de nomenclaturas e reorganização da árvore de categorias, trabalhou-se na personalização de vitrines para que o usuário tivesse mais de uma forma de encontrar os produtos, seja através da escolha do tipo de material, tipo de uso ou tipo de maquinário que ele possui.
  • Desconto progressivo em formato de barra e checkout custom: focando em tornar a finalização da compra mais fluida, implementou-se a barra de desconto progressivo associada ao checkout customizado, com produtos e valores divididos entre os fornecedores presentes no site;

Além disso, a plataforma passou a oferecer aos sellers o uso eficiente da tecnologia para impulsionar suas vendas com:

  • VTEX Seller Portal: o portal dedicado aos sellers revolucionou o modelo de marketplace da Dow. Agora o seller tem mais autonomia e uma usabilidade mais fluida para atualizar produtos, estoques e descrições, eliminando a necessidade de apoio do time interno para fazer ajustes. Além disso, agora podem criar promoções de forma fácil e independente;
  • Experiência do seller: com as vitrines personalizadas, os sellers agora podem gerar QR Codes com seus portifólios online, facilitando estratégias de marketing em canais digitais e eventos. Isso também contribui para a abordagem Figital (Físico + Digital), aumentando o ticket médio da venda e permitindo que o usuário encontre os produtos necessários com menor esforço.

Também foram realizadas otimizações, como a conversão de medidas de m³ para litros no backend, o que possibilitou a exibição das informações na unidade líquida e facilitou a inclusão de produtos com essa especificação, melhorando a experiência de navegação e a precisão das informações no site.

Desafio

A Dow Química, gigante da indústria química global, atua no Brasil com a venda de insumos termoplásticos e químicos de alta qualidade através de uma de suas unidades de negócio. Atenta à evolução da operação de ecommerce, a empresa identificou uma oportunidade de posicionamento no mercado usando canais digitais para atingir novos públicos e expandir o fornecimento de matérias-primas a pequenos e médios transformadores em parceria com seus distribuidores. A empresa que já atua no digital com o marketplace B2B Daimo desde 2022 viu a necessidade de otimizar a experiência para o seller e para o comprador na mesma plataforma.

A empresa enfrentava obstáculos significativos na escalabilidade e usabilidade do marketplace, afetando diretamente a performance do seller e a experiência de compra. Entre os principais desafios estavam:

  • complexidade da apresentação de produtos;
  • falta de autonomia do seller na atualização de portfólio;
  • dificuldade de adicionar formas variadas de pagamento;
  • problemas com indexação do site em mecanismos de busca.

Solução

Com o nosso apoio estratégico, a Dow Química escolheu a VTEX para ampliar sua atuação no mercado online de resinas plásticas no Brasil e iniciar uma nova fase do marketplace Daimo. A Dow reconheceu que a plataforma oferece a oportunidade de humanizar e tornar a experiência de compra e venda de insumos plásticos mais fluida e completa. Para concretizar o projeto, fomos selecionados como o parceiro estratégico devido ao nosso vasto conhecimento na criação de soluções customizadas com a plataforma VTEX e no mercado B2B.O ponto-chave da construção do novo marketplace B2B era tornar o acesso aos produtos mais simplificado para facilitar a busca de SKUs com alta especificidade técnica e, dessa forma, atingir um leque maior de clientes de tamanhos variados. Para isso, a Dow Química optou por desenvolver um site com funcionalidades como:

  • Reorganização para acessibilidade: utilizando boas práticas de UX (User Experience) e design, o primeiro passo foi a reorganização de todo o conteúdo do site, com uma nova árvore de categoria e simplificação da nomenclatura técnica dos produtos;
  • VTEX Intelligent Search: a busca inteligente foi ferramenta essencial para ajudar o cliente a encontrar os produtos que deseja de forma mais eficaz, utilizando termos simplificados;
  • Vitrines personalizadas: além da simplificação de nomenclaturas e reorganização da árvore de categorias, trabalhou-se na personalização de vitrines para que o usuário tivesse mais de uma forma de encontrar os produtos, seja através da escolha do tipo de material, tipo de uso ou tipo de maquinário que ele possui.
  • Desconto progressivo em formato de barra e checkout custom: focando em tornar a finalização da compra mais fluida, implementou-se a barra de desconto progressivo associada ao checkout customizado, com produtos e valores divididos entre os fornecedores presentes no site;

Além disso, a plataforma passou a oferecer aos sellers o uso eficiente da tecnologia para impulsionar suas vendas com:

  • VTEX Seller Portal: o portal dedicado aos sellers revolucionou o modelo de marketplace da Dow. Agora o seller tem mais autonomia e uma usabilidade mais fluida para atualizar produtos, estoques e descrições, eliminando a necessidade de apoio do time interno para fazer ajustes. Além disso, agora podem criar promoções de forma fácil e independente;
  • Experiência do seller: com as vitrines personalizadas, os sellers agora podem gerar QR Codes com seus portifólios online, facilitando estratégias de marketing em canais digitais e eventos. Isso também contribui para a abordagem Figital (Físico + Digital), aumentando o ticket médio da venda e permitindo que o usuário encontre os produtos necessários com menor esforço.

Também foram realizadas otimizações, como a conversão de medidas de m³ para litros no backend, o que possibilitou a exibição das informações na unidade líquida e facilitou a inclusão de produtos com essa especificação, melhorando a experiência de navegação e a precisão das informações no site.

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